terça-feira, 1 de junho de 2010

O Brasil não está utilizando recursos tecnológicos disponíveis para agricultura

O Brasil não está aproveitando totalmente os recursos tecnológicos disponí­veis para a agricultura e, com isso, ainda está longe de atingir seu potencial produtivo máximo. A constatação é do presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), Ywao Miyamoto, que visitou áreas de produção agrícola na região Sul e notou que a agricultura não utiliza completamente a tecnologia que está sendo oferecida.
Segundo Miyamoto, com a utilização adequada apenas das tecnologias atualmente disponí­veis aos agricultores, seria possível aumentar a produtividade das lavouras brasileiras em até 30%.

A modernização de máquinas e ferramentas, a utilização de defensivos mais eficazes, o maior uso da biotecnologia e utilização de equipamentos e programas desenvolvidos especialmente para a agricultura são, segundo o presidente da Abrasem, os melhores exemplos de recursos disponí­veis e subutilizados nas lavouras brasileiras.

Atualmente no Brasil os agricultores utilizam tão somente 50% de sementes de boa qualidade, assim perdendo grande potencial de capacidade genética.

"Aliar tecnologia e produtividade e aumentar renda do produtor rural são os desafios do agronegócio brasileiro, e nós temos potencial para atingir esse objetivo", defende Miyamoto.

Por Tamiris Marchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário