sexta-feira, 14 de maio de 2010

Novo PhotoShop faz ainda MAIS milagres!!!

Por Laís Françoso


Logo após a instalação da ferramenta, as impressões já são boas. Isso porque o visual e os menus do software se mantiveram bem parecidos com as versões anteriores; entretanto, novos botões e atalhos bastante úteis foram incluídos nas barras laterais. E são estes novos recursos os responsáveis pelas mágicas que o editor de fotos consegue fazer a partir de agora.
E não são só os profissionais da área que conseguem manusear sem dificuldades o novo programa. As crianças têm se maravilhado ao saber que podem retirar (ou colocar) um novo elemento na foto sem que ele modifique o original. Por exemplo: ao selecionar um objeto com a ferramenta de laço, que já existia antes, e apertar as teclas Shift e Backspace para depois utilizar a opção “Content Aware”, o objeto em questão desaparece. E o mais incrível é que o fundo é recomposto de uma forma impressionante!
A explicação para esse resultado é que o sistema reproduz pedaços próximos ao recorte, misturando-os de uma forma bastante inteligente. Porém, às vezes, poderá ocorrer algum erro, sendo facilmente corrigido com a opção Spot Healing Brush Tool, parecida com o antigo carimbo.
Outra novidade: a existência da ferramenta “Quick Selection” entende a imagem e percebe os diferentes objetos presentes nela. Você vai clicando nos pedaços e ele vai unificando as seleções. Depois de selecionado o objeto inteiro, é só clicar em “Edit” e em “Content Aware Scale”. Dessa forma, pode-se aumentar ou diminuir o tamanho do objeto selecionado de forma independente do resto da imagem.
Um novo truque no Phtoshop CS5 é também poder movimentar uma foto. Ao clicar em Edit – Puppet Warp, a malha é sobreposta ao desenho e, a cada click, um ponto é adicionado à imagem, como se fossem alfinetes que seguram a malha naqueles locais. A partir daí, você pode arrastar o mouse e modificar a imagem, dando movimento e alterando as posições.
O único problema em meio a tanta tecnologia é que fica até difícil saber o que é real e o que é pura manifestação do Photoshop nos dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário