terça-feira, 11 de maio de 2010

Mão biônica reproduz o sentido do tato


A Touch Bionics, empresa que desenvolve tecnologias para membros superiores biônicos, lançou o i-LIMB Pulse, uma nova versão da i-LIMB Hand. A Pulse i-LIMB é um avanço significativo na linha de produtos i-LIMB, com uma série de melhorias, incluindo força e pressão.
A mão biônica é capaz de carregar até 90Kg. Com uma gama de recursos automatizados que permitem várias combinações, o i-LIMB pode ser configurado pelo sistema Bluetooth através do software BioSim. A mão biônica Pulse i-LIMB começa a ser vendida em 01 de junho e a empresa Touch Bionics está aceitando encomendas do produto.
Cientistas europeus apresentaram o protótipo de uma prótese robótica inteligente. A mão mecânica reproduz todos os movimentos de uma mão natural, além de trazer as sensações ambientais e o sentido do tato.
De acordo com os cientistas, a nova mão robótica tem quatro motores elétricos e 40 sensores apenas em sua parte sensorial. Quando pressionados contra um objeto, os sensores enviam os sinais captados para os nervos, ativando a rota até o cérebro. Isto permite que o paciente sinta o objeto como se tivesse de volta a mão amputada.
A equipe também espera criar um duplo sistema comunicação, no qual tanto os sinais dos sensores serão enviados para o cérebro, quanto os sinais cerebrais ativarão os sensores da mão. "A futura interface neural poderá ser implantada no interior do braço, de onde sairão conexões para a interface da prótese", prevêem os pesquisadores.

Um vídeo com a apresentação da mão robótica pode ser vista no site da Euronews, que divulgou a descoberta, e pode ser visto pelo atalho tinyurl.com/ylnkm7a. Sendo ainda pesquisa, não há qualquer previsão de quando a mão biônica estará disponível.


Por Tamiris Marchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário