Por Laís FrançosoNo dia 25 de abril desse ano, foi ao ar o programa “Olhar Digital no canal aberto RedeTV, às 15:45h, mostrando uma pesquisa feita para saber qual smartphone é o mais adequado para o ambiente de trabalho. No nosso blog, demos um enfoque maior para as vantagens e desvantagens dos aparelhos para melhor compreensão de nós leigos; porém, no site oficial do programa (www.olhardigital.com.br) é possível saber mais especificamente os termos técnicos e outras funções desenvolvidas por essa nova tecnologia.
Participaram do teste: Nokia E75, Samsung Omnia Pro, HTC Touch2, Nokia E72, Samsung Omnia II.
Primeiramente, o smartphone é uma das melhores ferramentas de trabalho de um profissional, hoje. Com ele, ganha-se em tempo e produtividade. Mas a dúvida é: qual escolher em meio a tantos?
Dos selecionados, os pontos em comum são que todos possuem um leque completo de ferramentas e funcionalidades, como 3G, wifi, bluetooth, GPS.
Nokia E75 : discreto e elegante, parece um celular comum.
Vantagem: possui dois teclados: o numérico (quando está fechado) e o QWERTY (deslizante, escondido embaixo, com teclas espaçosas facilitando a acentuação e dando maior agilidade ao usuário). Contém um plugue de áudio para usar com fones de ouvido comuns, uma câmera de resolução suficiente, carrega a bateria via cabo USB, poderá configurar duas telas principais diferentes (alternar entre perfis de uso corporativo e pessoal). Com o aparelho fechado, dá para fazer ligações, ler SMS, espiar o calendário, ligar/desligar o bluetooth e ativar/desativar o modo silencioso, acessar menus e aplicativos.
Desvantagem: lê apenas documentos; contudo, basta fazer uma atualização gratuita no próprio aparelho para que ele passe a editar também.
HTC Touch2Vantagens: possui dimensões enxutas, leveza e boa autonomia de bateria. Na frontal do aparelho existem os botões físicos: os de ligações, home, o menu iniciar e voltar; não há direcional. Nas laterais, o único botão é o da regulagem de volume, e, acima, está a entrada para fones de ouvido padrão 3,5mm – uma grande evolução. A tela de 2,8” ocupa quase toda a frontal do aparelho, mas o que chama mesmo a atenção é a pequena barra com uma lupa sob ela: é uma barra de zoom. O sistema, Windows Mobile 6.5, vem com todas as ferramentas necessárias para um profissional móvel: Office, RSS, e o ótimo MyPhone, solução gratuita da Microsoft para fazer um backup online do aparelho.
Desvantagem: o teclado virtual, um pouco estreito, é eficiente para ser usado com os dedos, desde que não sejam largos. Para muitos, só mesmo com a canetinha. O grande ponto negativo é a câmera. Com 3,2 MP, não possui quase nada de opções mais avançadas, e não há um botão físico para acioná-la. Para tirar as fotos, é preciso apertar um botão virtual na tela. Isso acaba com a estabilidade e o resultado das imagens acaba sendo ruim.
Nokia E72Vantagens: boa qualidade de fotos, teclado completo e eficiente, sistema mais rápido, o dial-pad passou a ser touch, melhor desempenho de bateria entre os analisados (2 dias de uso contínuo, e em modo stand-by, dura aproximadamente 1 semana), a entrada de fones comuns, serviço de mapas.
Samsung Omnia IIVantagens: sua tela touch, imensa (3,7”) e de alta resolução (480 por 800 pixels) é um show para os olhos. E o melhor de tudo: tamanho das fontes e menus também é grande, proporcionando ótima legibilidade, ainda mais com o seu fundo escuro. A tela grande favorece o uso dos aplicativos Office. Trabalhar com planilhas é mais prazeroso que nos demais smartphones. O aparelho tem 3 teclas frontais: as 2 para ligações e um direcional no centro. Nas lateriais, botões para travar e destravar o aparelho. Câmera (5 megapixels com autofoco e flash) e volume, processador super veloz, bateria surpreendente.
Desvantagens: falta mais sensibilidade: com a caneta, a escrita é macia e o aparelho permite fazer com conforto até anotações em escrita cursiva, pelo aplicativo de notas. Porém, a caneta não é daquelas que se encaixa dentro do aparelho: fica fácil perdê-la, a não ser que a amarre pelo strap em algum lugar. A câmera é razoável. O sistema não é dos mais ágeis: a resposta é um pouco lenta ao alternar entre diversos aplicativos abertos.
Após a análise de todos os smartphones, chegou-se a conclusão de que o Omnia Pro é o aparelho que melhor equilibra as ferramentas oferecidas com o preço final do produto: quase R$ 1.000.
Entretanto, o programa elegeu o Nokia E72 por apresentar um desempenho brilhante nos testes e não ficar devendo em nada. O melhor de tudo: tem a melhor autonomia entre os modelos do laboratório, porque de nada adianta ter um super smartphone se no meio do dia a bateria acaba.